sexta-feira, 1 de maio de 2009

O que é Microfisioterapia?



A microfisioterapia, criada por Daniel Grosjean e Patrice Bénini, teve sua elaboração e formulação na década de 70, quando iniciaram experimentos embasados na embriologia e na filogênese, aplicados na esfera muscular. O nome MICROKINESITHERAPIE (Microfisioterapia em francês) nasceu em 1980, sugerido por um gastrologista francês chamado Dr. Caraillon durante uma experiência com 60 pacientes sofredores de colopatia crônica. Esta técnica consiste em identificar e corrigir a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação. Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis: a cura pelo infinitesimal (o medicamento diluído, a palpação mínima) e pela similitude (o semelhante cura o semelhante). Geralmente, o nosso organismo autocorrige-se em silêncio sem que seja percebido. Contudo, se essas agressões não forem identificadas, não reconhecidas ou muito fortes, o corpo não pode reagir de forma eficaz: a agressão deixa então uma espécie "cicatriz" nos tecidos, uma memória do acontecimento. O acúmulo destas memórias pode fazer com que uma dor apareça, uma doença se desenvolva, e que o corpo, se enfraqueça, sendo incapaz de lutar. Então, aparecem as dores e doenças crônicas.

Perguntas Frequentes:


  • Como o fisioterapeuta percebe essas memórias na pele ?

A sensação que o fisioterapeuta procura no corpo do paciente é a perda de ritmo vital. Qualquer atividade corporal tem seu ritmo vital dentro do organismo e também à superfície da pele. Estes ritmos vitais são percebidos pelas mãos como "micromovimentos". O fisioterapeuta vai palpar diferentes zonas do corpo a fim de verificar se os ritmos são normais, essa palpação se faz em um movimento de aproximação das mãos. Se os ritmos estiverem ausentes, isso significa que existe uma "cicatriz", fonte de uma disfunção na região ou a distância. É essa sensação que vai guiar o terapeuta a seguir o caminho que a agressão percorreu no corpo e consequentemente ativar sua auto cura.

  • Como é realizada a sessão ?

Uma sessão de microfisioterapia dura cerca de 30 a 45 minutos. Após ter exposto as razões da consulta, o paciente, vestido, se deita sobre uma maca. O fisioterapeuta vai primeiro localizar e identificar as cicatrizes que obstruem o corpo controlando os ritmos vitais. Ao detectar uma perturbação, ele vai usar palpações sutis para re-informar o organismo da presença desta cicatriz. Assim o corpo vai reencontrar a memória do choque, concentrar-se nela para eliminá-la definitivamente. Nesse momento o corpo pode iniciar o processo de reconhecimento e eliminação do agressor, muitas vezes o paciente pode sentir cansaço e sonolência são percebidos antes que a sessão acabe.

  • Existem reações após a sessão ?

O trabalho que o corpo inicia vai provocar um ligeiro cansaço durante 1 ou 2 dias. É, assim, indicado que o paciente descanse após a sessão. Para que este cansaço seja mínimo, é aconselhado ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia nos próximos dias que seguem a sessão, para facilitar o trabalho de eliminação. É comum também os sintomas físicos como diarréia, vômito, aumento da dor, febre, crise emocional ou sentimento de raiva por um ou dois dias. Isso acontece como sinal de liberação das memórias agressoras, o paciente deve então descansar e deixar o sistem imunógico trabalhar, com o mínimo de interferência medicamentosa possível.

  • É uma técnica científica ?

A microfisioterapia foi objeto de mais de trinta tipos de avaliações, algumas em meio hospitalar e de acordo com protocolos rigorosos (duplo cego) mostraram o efeito benéfico da técnica de 74% de pacientes que sofriam de colopatia crônica. Investigações em laboratórios foram efetuadas da mesma forma referentes aos ritmos vitais do organismo vivo. Na Europa foram realizados 42 trabalhos científicos, no Brasil as pesquisas estão sendo realizadas, pacientes estão sendo examinados através das respostas do sistema nervoso autônomo e da variabilidade cardíaca antes e depois da sessão para que os resultados sejam examinados. Na Europa são 5.000 microfisioterapeutas, lá o governo ja reconhece a microfisioterapia e paga por esse tipo de sessão, vendo-se tamanho beneficio, na qualidade de vida, diminuição de medicamentos e bem-estar das pessoas.

  • Quais problemas a microfisioterapia pode aliviar ?

Muitas doenças e dores se devem a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa existência e terminam por enfraquecer o organismo. Essas disfunções podem ter com causa uma frustração, perdas, sentimentos de abandono, traumas que ocorreram na gestação, intoxicações e até mesmo as memórias hereditárias. A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar estas "cicatrizes" e pode ajudar a melhorar muitos estados de saúde. Ajuda o organismo a fazer sua reconstituição, evacuando os vestígios tanto emocionais como traumáticos. Muitos dos problemas de saúde podem encontrar uma possibilidade de melhora com a microfisioterapia.

Locais de atendimentos de Microfisioterapia:

Elisa Carneiro Gomes - Crefito 10/105451-F

  • CORE - Centro de Ortopedia e Reabilitação Ltda (48) 3322-2202 Rua Antônio Dib Mussi, 474, Florianópolis, SC
  • Centro de Estética Selma Medeiros · Edifício ARS Rua Felipe Schmidt, 249 / Sala 302. Centro - Florianópolis/SC. (48) 3028-6801

3 comentários:

  1. Tenho fadiga crônica sem diagnóstico. posso ajudada pela microfisioterapia?

    ResponderExcluir
  2. Tenho fibromialgia gostaria de saber se a microfisioterapia pode me ajudar.
    Morro em salvador - bahia poderiam me indicar algum profisão, pois não conheço nenhum.

    ResponderExcluir